sexta-feira, 1 de junho de 2012

Manta de TV

Fazer uma manta para se enrolar na sala de TV em patchwork é a ideal.A escolha dos tecidos vai depender de cada um.Poderá ser só de flanela, flanela e tecido em algodão ou toda de algodão.A escolha dos tecidos fica na dependência do gosto de cada um.É fácil de fazer e tem um efeito lindo.
O que preciso para isso?

 Material:
Escolher 06 padronagens, harmônicas entre si, outra mais neutra para barra lateral e viés e um fundo. A manta para o recheio deve ser manta siliconada e na medida final da manta.
São necessários  30cm de 06 padronagens,  mais  60cm para a barra lateral e viés.
O fundo deverá ser providenciado ao final, que poderá ser flanela ou tecido de lençol por causa da largura. Se quiser usar flanela (sempre 1,50cm de largura) numa manta de casal ela terá emenda e será necessário o dobro da metragem.
Como fazer?
Corte:
Corte os quadrados de 12”x 12” ( 30 x30 cm): para uma manta de solteiro são necessários 04 quadros na largura e 06 no comprimento, ao todo 24 quadros.Uma manta de casal serão 06 na largura e 08 no comprimento, num total de 48 quadros.
Corte a faixa lateral com  6“ (15,25cm) e mais faixas de 2 ½” (7 cm)para o viés.
Montagem:
Trabalhar os quadrados misturando-se os padrões, cuidando nas emendas. Após finalizar esta etapa, emendar a faixa lateral. Colocar a manta sobre uma mesa juntando o forro, manta siliconada e a manta de patchwork. Alfinetar toda, sempre iniciando pelo meio da peça para que não fique bolhas de tecidos e o trabalho fique feio. Após, iniciar a amarração que pode ser feita usando-se botões, fuxicos ou apenas linha.

 Com a faixa de 2 ½ “ dobre-a ao meio e passe a ferro.Pregue na borda toda da peça e finalize a mão para fechar o viés.
Está dando trabalho? Espere para ver como fica linda.
Metragem Final:
Solteiro -1,50 x 1,80 cm, aproximadamente
Casal – 1,80 x 2,00 cm, aproximadamente.
Deu trabalho? Mais valeu a pena, além de linda, voce poderá dizer: Fui eu que fiz! Esta mesma manta poderá ser usada como colcha.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário